Portal da Cidade Macaúbas

SAÚDE

Macaúbas receberá Centro de Parto Normal no PAC Saúde

Iniciativa do Novo PAC Saúde visa construir 30 novos CPNs no Brasil, beneficiando 2 milhões de mulheres em idade fértil.

Publicado em 30/06/2024 às 13:01

(Foto: Reprodução)

Macaúbas será uma das cidades contempladas com a construção de um Centro de Parto Normal (CPN), destinado à assistência ao parto fora dos estabelecimentos hospitalares. A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, especificamente do PAC Saúde.


Além de Macaúbas, outras três cidades baianas — Porto Seguro, Santa Maria da Vitória e Ibotirama — também serão beneficiadas com a construção de novos CPNs. No total, o programa selecionou 30 municípios em 19 estados, abrangendo todas as regiões do país, para a construção dessas unidades de saúde.

Os novos CPNs terão capacidade de atender 36,6 mil partos por ano, somando as quatro unidades baianas, e beneficiarão cerca de 2 milhões de mulheres em idade fértil em todo o Brasil. O investimento total do governo federal é de R$ 93 milhões, com um custo unitário de R$ 3,1 milhões por centro.

Veja os critérios de seleção

Os municípios selecionados foram escolhidos com base em critérios específicos, incluindo:

- Índices de mortalidade materna: Municípios com os maiores índices foram priorizados para reduzir os riscos associados ao parto.

- Vulnerabilidade socioeconômica**: Cidades com maior vulnerabilidade socioeconômica na Macrorregião de Saúde tiveram prioridade.

- Existência de maternidade de referência: A presença de uma maternidade de referência na Macrorregião de Saúde foi um fator determinante.

- Adesão ao projeto arquitetônico padrão: Os municípios precisaram aderir ao projeto arquitetônico padrão proposto pelo programa.

Regiões Norte e Nordeste em destaque

Aproximadamente 70% das localidades selecionadas para receberem os novos CPNs estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Essas regiões foram as que mais enviaram propostas, demonstrando a necessidade e a busca por melhorias na assistência ao parto.


Fonte:

Deixe seu comentário