Portal da Cidade Macaúbas

MP RECOMENDA AÇÃO

Ministério Público cobra fornecimento contínuo de medicamentos em Macaúbas

Promotoria de Justiça recomenda medidas para garantir medicamentos de uso continuo na rede de saúde de Macaúbas e evitar riscos graves aos pacientes

Publicado em 18/10/2023 às 09:42
Atualizado em

Secretaria de Saúde em Macaúbas terá prazo de 15 dias para regularizar fornecimento de medicamentos contínuos. (Foto: Reprodução)

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Victor Teixeira, recomendou nesta segunda-feira (16), ao prefeito municipal de Macaúbas e à Secretaria Municipal de Saúde que regularize, no prazo de 15 dias, o fornecimento ininterrupto de medicamentos da rede de atenção básica à saúde do município.

O promotor levou em consideração as diversas reclamações que o MP recebeu relacionadas a irregularidades e ausência de medicamentos nos postos de distribuição do município, além de reconhecer que a maioria dos medicamentos em falta são de uso contínuo, quando a interrupção do tratamento pode ocasionar danos severos e até mesmo morte dos usuários.

Entre as medidas a serem adotadas, em caráter de urgência, para normalização da situação, estão promover medidas preventivas de controle de estoque e aquisição contínua, a fim de evitar a interrupção do fornecimento sempre que identificado baixo número de determinado medicamento; deflagrar procedimento licitatório para aquisição dos medicamentos que compõem a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), em quantidade compatível com a demanda necessária, de forma a efetivar o direito de acesso universal e igualitário à assistência terapêutica a todos os usuários da rede pública municipal de saúde; e disponibilizar, com atualização quinzenal, no endereço eletrônico da Prefeitura ou, fisicamente na Farmácia Básica, os estoques de medicamentos das farmácias públicas que estiverem sob a gestão, de forma acessível à população.

O promotor considerou ainda que, “compete à direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde, bem como gerir e executar os serviços públicos de saúde.” 

Na tentativa de obter respostas as recomendações do MP, o site Portal da Cidade Macaúbas buscou contato com a Secretária de Saúde do município para esclarecimentos, mas não obteve retorno às mensagens. Estamos prontos para cooperar e esperamos estabelecer um canal de comunicação em breve. Continuaremos a informar sobre este e outros assuntos de interesse da Macaúbas e da nossa região.



Fonte:

Deixe seu comentário